segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Gingando com a Cultura Afrobrasileira


Em Setembro, No Fio da Navalha, começa mais um projeto: Gingando com a Cultura Afrobrasileira. Contemplado pelo Ministério da Justiça e da Cultura como Microprojeto de Território da Paz, que integra do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e tem o intuito de mudar a relação entre a polícia e as comunidades, concedendo aos policiais bolsas para formação.
Nesse caso a formação acontece no território da Paz da comunidade do Alvarenga, São Bernardo, e será no âmbito da cultura afrobrasileira utilizando a capoeira angola e a dança afro para propiciar a valorização da cultura e suas expressões artísticas, intimamente ligadas à história do país e à formação da identidade cultural de nosso povo.
O projeto só vai acontecer graças a parceria com a Casa Abaça Tarizaze Unzambe de matriz africana também localizada no bairro do Alvarenga, que fomentou a ideia e puxa as oficinas de dança afro. Além do apoio do Centro Comunitário Jardim Laura, que disponibilizou o espaço para realizarmos a oficina de capoeira angola.
A proposta é reafirmar as manifestações afrobrasileiras como ferramenta pedagógica e terapêutica, de libertação, conscientização e transmissão de valores morais e éticos, como o respeito, a humildade, a sinceridade, a solidariedade, a perseverança e o espírito de grupo. Identificar e potencializar as capacidades inerentes a cada indivíduo nos âmbitos físico, mental e psíquico, através da corporalidade, da musicalidade e do conhecimento histórico-cultural que estas expressividades artísticas e culturais carregam consigo.
As ações começam em setembro e vão até janeiro, englobam oficinas, exibição de filmes, ensaios, rodas, trocas de saberes...um prato cheio de conhecimento e africaneidade para a comunidade do Alvarenga curtir e aprender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário